AÇÕES 2017

31/03/2018
MS - PMA desmonta acampamento e prende seis infratores por pesca predatória e apreende barco, motor, petrechos de pesca ilegais e pescado.

Campo Grande (MS) – Uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Mundo Novo, que trabalha na operação Semana Santa, realizava fiscalização fluvial no rio Iguatemi no município hoje (31) e prendeu seis pescadores paranaenses e sul-mato-grossenses por pesca predatória. Três infratores, de 36, 36 e 61 anos, residentes em Londrina (PR) estavam em um acampamento e quando os policiais chegaram suspeitaram de um deles vindo nervoso de uma área do acampamento. Um policial foi ao local e encontrou três peixes dentro de um tambor, sendo, um mandi e dois pintados com 57 e 70 centímetros, quando a medida permitida para captura é de 85 centímetros para espécie.
Os infratores informaram que mais três pessoas estavam pescando com eles e estavam em região de pesca. Os policiais foram ao local indicado e encontraram os pescadores em uma embarcação e eles pescavam com duas redes de pesca Petrecho proibido), que estavam no barco, além de dois exemplares de peixes da espécie curimbatá. Os infratores, de 35, 37 e 44 anos, residentes em Mundo Novo, informaram que eles e os outros pescadores estavam juntos e todo o pescado seria dividido, bem como os petrechos ilegais pertenciam a todos.
Foram apreendidos: um barco, um motor de popa, 8 kg de pescado, duas redes de pesca e seis molinetes com varas de pesca.
Os seis pescadores receberam voz de prisão e foram conduzidos, juntamente com o material apreendido, à delegacia de polícia civil de Mundo Novo, onde foram autuados em flagrante pelo crime de pesca predatória e saíram após pagamento de fiança. Se condenados, poderão pegar pena de um a três anos de detenção. Cada pescador também foi multado em R$ 740,00. O pescado será doado a instituições filantrópicas.