» Fevereiro/2025
.
• 28/02_ Operação Piracema 2024/2025: Intensificação da fiscalização eleva apreensões e amplia aplicação de multas.
A Operação Piracema 2024/2025, iniciada em 5 de novembro de 2024, reforçou o combate à pesca predatória em Mato Grosso do Sul. Com a integração de diversas instituições ambientais e de segurança, a operação obteve resultados positivos, refletindo a eficácia da fiscalização.
Uma das principais inovações deste ano foi a adoção do monitoramento via satélite, aliado a um trabalho de inteligência. Essa tecnologia possibilitou o georreferenciamento dos principais pontos de pesca intensiva, permitindo uma atuação mais precisa das equipes em campo.
A operação foi conduzida em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC), o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), a Polícia Militar Ambiental e a Polícia Militar Rural. Durante os quatro meses de fiscalização, foram realizadas 344 barreiras em estradas e 442 operações fluviais, resultando na apreensão de 1.095.970 kg de pescado e Valor total em multa aplicada de R$ 477.415,00
Os números da operação incluem:

Pessoas abordadas 9 203
Veiculos abordados 8 041
Trecho de estrada percorrido 20.282
Barreiras 344
Prisoes em flagrantes 70
MandadoS de prisão cumprido 2
Barcos 8
Pescado profissional vistoriado 1.670,84 KG
Patrulhamento fluvial 442
Pousadas e pesqueiros vistoriados 67
Peixaria vistoriadas 47
Trecho de rio percorrido 2.648 KM
Embarcaçoes abordadas 278
Pescado apreendido 1095,97 KG
Rede de arrasto 8.000 M
Tarrafa 20 UN
Espinhel 12
Anzol de galho 371
Varas e molinetes 125
Autos de infração 60
Arma de fogo 18
Veiculos recuperados 3
Animais recuperados silvestres 3
Animais recuperados (gado) 18
Animais recuperados por maus tratos (equinos) 109

Em relação ao período anterior, houve um acréscimo de 439 ações de fiscalização, resultando na apreensão de 243,20 kg adicionais de pescado e um aumento de R$ 297.641,00 em multas aplicadas. Esse crescimento reflete o reforço das medidas preventivas e repressivas para coibir infrações ambientais.
O Comandante do Policiamento Ambiental, Coronel José Carlos Rodrigues, destacou que os resultados da Operação Piracema 2024/2025 demonstram a eficácia das estratégias adotadas e a importância da atuação conjunta entre os órgãos ambientais e de segurança. “O uso de tecnologia, aliado ao planejamento estratégico e à intensificação da fiscalização, permitiu um controle mais rigoroso sobre a pesca predatória, contribuindo para a preservação dos ecossistemas aquáticos”, afirmou o comandante.

• 27/02_ PMA de MS Ganha Prêmio como Melhor Prática de Segurança Pública do MS de 2024, em Brasília.
A Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul foi homenageada nesta quinta-feira 27/02 na cerimônia de premiação das Boas Práticas em Segurança Pública, realizada durante a Primeira Assembleia dos Governadores do Brasil Central de 2025, em Brasília.
A PMA conquistou o primeiro lugar na premiação de Melhor Prática de Segurança Pública do MS de 2024, graças à iniciativa da Expedição de Educação Ambiental no Pantanal.
A Expedição de Educação Ambiental no Pantanal, desenvolvida pela 2ª Companhia Independente PMA Corumbá, pertencente ao 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), percorre mais de 700 km pelo Rio Paraguai, utilizando a embarcação própria denominada "Mitã Rory" (Criança Feliz em guarani). Durante a expedição, policiais ambientais e parceiros levam educação ambiental e assistência social às comunidades ribeirinhas do Pantanal, promovendo conscientização e sustentabilidade.
A  expedição está em sua 9ª Edição e distribuiu mais de 9 toneladas de alimentos e 1.000 mudas de árvores nativas e atendeu mais de 200 crianças em escolas ribeirinhas, levando esperança e reforçando a importância da preservação ambiental!
A equipe que recebeu a premiação foi composta pelo Major PM Diego da Silva Ferreira Rosa, Capitão Kelvin Augusto Rodrigues Valente e Cabo PM Kennia Bethania de Moura Oliveira.
Outros dois projetos da PMMS também foram premiados, conquistando o segundo e terceiro lugar, que refletem o reconhecimento ao esforço coletivo dos policiais militares que atuam diariamente em prol da sociedade.
Essas premiações demonstram o compromisso da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul com a segurança pública e a proteção ambiental. São conquistas que refletem o trabalho conjunto e a dedicação diária dos policiais na construção de uma sociedade mais segura e sustentável. A instituição segue firme em sua missão de servir e proteger.

• 26/02_ PMMS e estados da região sul realizam Operação Codesul com foco nas divisas e fronteiras.
A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMS) participa, nesta semana, da Operação Codesul - I, untamente aos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em Mato Grosso do Sul, o policiamento tem foco nas divisas e fronteiras do estado.
A Codesul – I visa adequar, dinamizar, alinhar e organizar o policiamento ostensivo e preventivo realizado pela PMMS, aumentando a sensação de segurança e reduzindo o índice de ocorrências.
Todos os sete comandos regionais da PMMS participam, com o objetivo de impedir as ocorrências de ilícitos, agindo de maneira repressiva, se necessário.
O Codesul foi criado para fortalecer o sul do país, colocando os estadosmembros em um único patamar de desenvolvimento econômico e social, por meio de políticas públicas e convênios capazes de levar equidade a todos.
Mato Grosso do Sul se juntou ao conselho fortalecendo as políticas de desenvolvimento regional e incrementando a potencialidade que o estado possui, bem como suas relações culturais e econômicas com a região sul

• 21/02_ Promuse se reúne para fortalecer ações de apoio a mulheres vítimas de violência doméstica.
A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) realizou, nesta sexta-feira (21), uma reunião estratégica com o efetivo do Programa Mulher Segura (Promuse) para otimizar o atendimento às vítimas de violência doméstica em Campo Grande.
O encontro, em parceria com a Sejusp e o Governo do Estado, discutiu a ampliação da rede de proteção, a modernização dos atendimentos e a redução da burocracia para agilizar a assistência. Com o fortalecimento das equipes nos batalhões e companhias independentes da Capital, o Promuse registrou um aumento de 80% nos atendimentos em relação ao ano anterior.
Na última semana, 29 atendimentos resultaram em 12 prisões por descumprimento de medidas protetivas, incluindo casos em que os agressores estavam na residência das vítimas. Além disso, o efetivo da Ronda Escolar reforçou o acompanhamento das mulheres durante as férias escolares.
A PMMS segue comprometida com a segurança das mulheres sul-mato-grossenses, investindo em capacitação, tecnologia e ações coordenadas para garantir atendimento ágil e eficaz.
Confira a matéria completa no link abaixo:
https://www.pm.ms.gov.br/geral/promuse-se-reune-para-fortalecer-acoes-de-apoio-a-mulheres-vitimas-de-violencia-domestica/

• 17/02_ Veículo é recuperado durante operação conjunta entre PMA/MS e forças de segurança do Paraná.
Nesse final de semana , dia 16.02 no decorrer da Operação Protetor, ação integrada no âmbito do Programa Guardiões da Fronteira, equipes da Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental do Paraná e a Polícia Civil de Icaraíma, realizaram a recuperação de um veículo Toyota Hilux com registro de furto.
A ação foi desencadeada após informações repassadas à Base Trarbach, indicando um veículo suspeito na região de Icaraíma/PR. Em consulta ao sistema SESP-INTRANET, constatou-se que a placa ostentada pelo veículo pertencia a outro automóvel, registrado em Itaporã/MS. Diante disso, a equipe da PMA/MS, acionou policiais da cidade de Itaporã, os quais deslocaram-se ao endereço do veículo registrado. No local, o verdadeiro veículo foi encontrado, confirmando a clonagem do veículo em Icaraíma.
Diante da fundada suspeita, a equipe realizou buscas no local onde a caminhonete suspeita estava estacionada, constatando que o veículo encontrava-se coberto com um pano e estava aberto. Ao verificar o chassi junto ao sistema, confirmou-se que o veículo era produto de furto, ocorrido em 04/02/2025 na cidade de Umuarama/PR, onde fora subtraído nas proximidades do Hospital Cemil.
Durante a varredura no imóvel suspeito, que estava abandonado e com a porta arrombada, as equipes localizaram um par de placas de identificação escondido no forro da residência, documentos pessoais do possível morador e dois aparelhos celulares.
Diante dos fatos, o veículo recuperado, as placas, os documentos e os aparelhos celulares foram apreendidos e entregues na Delegacia de Polícia Civil de Icaraíma para os procedimentos cabíveis.

Bolivar Porto/2003~2023