AÇÕES 2017

06/08/2019
MS - Polícia Militar Ambiental de Corumbá autua invasor de terreno em R$ 5 mil por provocar incêndio em vegetação para limpeza.

O Corpo de Bombeiros Militar de Corumbá realizava trabalhos de combate a um incêndio em vegetação de médio porte em um terreno localizado à rua Goiás, nº 12, hoje (6) no início da tarde e acionara a PMA, em virtude de que um homem de 49 anos, que se encontrava no local confessara que havia provocado o fogo para limpeza da área,  causando transtornos aos vizinhos, que acionaram os bombeiros.
A PMA foi imediatamente ao local e o homem evadiu-se da área. Os Policiais conseguiram contato com a esposa do infrator, a qual informou que realmente o homem seria o autor do incêndio e que a área é invadida e que estariam requerendo a posse na justiça.
A equipe tentou contato com o acusado, residente em Corumbá, mas ele não atendeu. O infrator foi então autuado administrativamente e foi multado em R$ 5.000,00, com auto entregue à esposa. Ele poderá responder por crime ambiental de poluição, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão.
Nesse período seco, a PMA realiza várias ações no sentido de prevenir os incêndios. Apesar dos esforços e das orientações, inclusive pela mídia, em relação ao problema, algumas pessoas insistem com esse costume, que é bastante prejudicial ao ambiente e à saúde da população.
No período mais seco, entre julho a setembro em todo o Estado e até outubro no Pantanal, os órgãos ambientais não expedem licença para a queima controlada em Mato Grosso do Sul. Além disso, nenhum município autoriza realização de queima em perímetro urbano em qualquer período.