AÇÕES 2016

27/12/2016
ES - Polícia ambiental resgata 17 pássaros silvestres em Colatina.

Nesta segunda feira (26), uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) resgatou 17 animais silvestres que eram mantidos em cativeiro de forma ilegal em Colatina. Os proprietários dos animais responderão por crime contra a fauna brasileira.

Durante policiamento preventivo no bairro Carlos Germano Naumann e Vicente Soella, os policiais encontraram os animais expostos em quatro residências e apreenderam 14 pássaros. Posteriormente por meio de denúncia anônima os militares se deslocaram até o bairro Marista onde apreenderam mais três pássaros totalizando 17. Sendo eles das espécies canário da terra, coleiro, trica-ferro e melro. Os infratores não possuíam o registro das aves.

Os animais serão encaminhados para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (CEREIAS) em Aracruz, para tratamento veterinário e posterior soltura no habitat natural. A Polícia Ambiental informa que a criação de pássaros silvestres sem autorização é crime. A pena prevista é a de detenção de seis meses a um ano, além da multa de R$ 500,00 por animal de espécie não ameaçada de extinção, conforme determina o Decreto Federal 6.514 de 2008.