CONTRIBUIÇÕES


Espaço reservado para publicação de materiais enviados por membros das corporações de Policiamento Ambiental de todo os país.

• 2010 - 22/1: Artigo científico: Termo de Ajustamento de Conduta nas lides ambientais - 1º Sargento PM Rubens Emilio Stenger - Blumenau/SC.


1º Sargento PM Rubens Emilio Stenger - Blumenau/SC.

- Cumprimentando-o cordialmente e conforme contato anterior, estou encaminhando anexo, artigo científico que elaborei por ocasião da conclusão da Especialização em Direito Processual Civil, o qual versa sobre o Termo de Ajustamento de Conduta nas lides ambientais. Penso que desta forma estou colaborando, para a divulgação e engrandecimento da PMA no Brasil. Aproveito o ensejo para lhe parabenizar, pela iniciativa da criação deste sitio eletrônico, o qual se constitui em importante ferramenta de comunicação e divulgação de informações das nossas queridas Polícias Militares Ambientais do Brasil.


Curriculum Vitae - resumido.


- Rubens Emilio Stenger - 1º Sargento PM, lotado no 2º Pelotão da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental no Município de Blumenau-SC.
- Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI. (Aprovado no Exame de Ordem da OAB)
- Especialista em Direito Processual Civil pelo Instituto Catarinense de Pós-Graduação - ICPG.
- Especialista em Direito Ambiental pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.
- Mestrando em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.
- Professor Universitário da Faculdade Metropolitana de Blumenau - FAMEBLU - Disciplinas de Direito Ambiental e Direito Penal Parte Geral.


2009 - 07/3: Meio Ambiente Natural: Normas Jurídicas e Procedimentos Policiais para sua Preservação - Livro de Flávio Azevedo - 1º Sargento da PMAL.

Caros colegas deste importante veículo, trabalhei no BPA do meu Estado no período de Nov/92 a Out/03, confidencio-vos que é minha vocação natural, servir em prol do meio ambiente.
Utilizo este espaço para divulgar uma obra de minha autoria, creio que seja a primeira obra escrita por um policial militar voltado a procedimentos e informações técnicas na área ambiental, o livro é intitulado como "Meio Ambiente Natural: Normas Jurídicas e Procedimentos Policiais para sua Preservação".
O livro esta disponível, integralmente neste link, assim como na Biblioteca Digital do portal Segurança Cidadã, na parte de manuais.
O único favor que peço, é que todos aqueles que leiam a obra possam apresentar sugestões para que a mesma seja melhorada, pois o interesse da publicação não foi financeiro e sim o de espargir conhecimento.
A obra é de Janeiro de 2008, ainda não foi atualizada, pois estou trabalhando neste sentido, todavia, existe informações valiosas para o exercício da atividade de policiamento ambiental.
 

2008 - 26/11: Retratos de uma tragédia - Depoimento de J. G. Menezes (PMA-SC).

Prezados Amigos,


Cheguei em casa agora. Estou 36 horas acordado. Tentei entrar na cidade de Itajaí ontem. Passei o dia todo lá. Não parecia uma cidade, mas uma aldeia de índios dos mais selvagens. Uma mescla de fome, desespero e safadeza e oportunismo por uma situação tão gravosa.
Tiramos com as lanchas da Ambiental e com nosso aerobarco, mais de 700 pessoas de Lages e áreas isoladas. O povo estava nas ruas, saqueando farmácias e todos os supermercados. Ontem a situação era insustentável. No início da noite as águas baixaram e atuamos no centro e bairros de Itajaí durante a madrugada para evitar saques. As pessoas não podem voltar as suas casas porque não mais as tem. Ouvi relatos de mulheres, crianças e adultos morrendo, alguns levados pela correnteza, outros que insistiram em não sair de casa, para não deixarem seus pertences, apesar das águas estarem subindo. Nos campos próximos a BR-101 muitas cabeças de gado encontram-se mortas e são perceptíveis quando as águas começam a baixar.
Foi o mais completo caos. Nunca vi nada em vinte anos na Instituição.
Nosso povo chora. Quem atende as pessoas chora. Peçam que nos ajudem.

 

• 2008 - 11/08: Monografia de conclusão do Curso de Especialização em Auditoria e Perícia Ambiental (Univ. Gama Filho) enviada pelo TenCel PMERJ Eduardo Frederico Cabral de Oliveira. Clique aqui para download do arquivo (.pdf)